Vivemos num mundo cada vez mais interconectado, onde saber diversas línguas vai muito além de se comunicar: é abrir portas para novas culturas, ampliar horizontes e desenvolver habilidades que acompanham nossos alunos por toda a vida.

Na nossa escola, o ensino de idiomas sempre foi prioridade. O inglês faz parte da rotina desde o Mini Maternal II até o 9º ano, com aulas diárias, criando desde cedo um contato natural e efetivo com o idioma. A partir do 6º ano, nossos alunos também têm acesso ao espanhol na grade curricular, três vezes por semana. E em 2026, vamos dar um passo ainda mais importante: o espanhol passará a ser oferecido também para os alunos do 3º ao 5º ano, garantindo que o aprendizado do terceiro idioma aconteça desde os anos iniciais do Fundamental.

Por que isso é tão importante?

Aprender mais de uma língua desde cedo traz benefícios que vão muito além da fluência. Pesquisas mostram que crianças bilíngues ou multilíngues desenvolvem melhor a atenção, a memória, a criatividade e a capacidade de se adaptar a diferentes situações. Um estudo publicado na revista científica Frontiers in Psychology (“Bilingualism and creativity: Benefits from cognitive inhibition and cognitive flexibility”) destaca que o bilinguismo favorece a flexibilidade mental e a criatividade, habilidades essenciais para a vida acadêmica e para a atuação no mundo moderno.

Além do impacto cognitivo, aprender línguas contribui para que nossos alunos participem de um mundo mais plural, diverso e conectado. Ter contato com o inglês e o espanhol — línguas de relevância global — amplia a visão de mundo, facilita a comunicação e prepara nossas crianças para serem cidadãos atuantes em uma sociedade cada vez mais multicultural.

Na escola, garantimos um aprendizado linguístico efetivo, com professores capacitados, metodologias ativas e aulas que integram oralidade, leitura, escrita e compreensão. Isso faz com que os alunos não apenas estudem um idioma, mas o vivenciem de forma significativa no dia a dia.

Três línguas, infinitas possibilidades

Oferecer uma educação bilíngue e trilingue é muito mais do que ampliar a grade curricular: é investir na formação integral dos nossos alunos. É permitir que desenvolvam competências cognitivas e socioemocionais que vão além da sala de aula, como empatia, criatividade, respeito à diversidade e pensamento crítico.

Ao estender o ensino de espanhol para o 3º ao 5º ano em 2026, reafirmamos nosso compromisso de proporcionar experiências de aprendizagem que formam

não apenas bons estudantes, mas cidadãos preparados para viver em um mundo global e interconectado.

Referências Científicas:

1. Xia, T., An, Y., & Guo, J. (2022). Bilingualism and creativity: Benefits from cognitive inhibition and cognitive flexibility. Frontiers in Psychology.

2. Giovannoli, V., et al. (2023). Multilingualism, multicultural experience, cognition, and creativity. Frontiers in Psychology.

3. Moriguchi, Y., & Lertladaluck, K. (2020). Bilingual effects on cognitive shifting and prefrontal activations in young children. International Journal of Bilingualism.